Categorias

Player do YouTube agora é HTML5 por padrão para aumentar suporte em mais dispositivos

Hoje, o YouTube anunciou que o seu player de vídeo Web será HTML5 por padrão, deixando o Adobe Flash de lado para adicionar mais flexibilidade para desenvolvedores, criadores de conteúdo e consumidores.

A mudança demorou para ser feita devido a algumas questões técnicas, incluindo a, até então, falta de suporte para Adaptive Bitrate (ABR), que ajuda a reduzir buffering.

youtube-bitrtate

Mas o que ABR realmente faz? O YouTube diz que, através disso, é capaz de usar extensões MediaSource para executar transmissões ao vivo melhores em uma variedade de dispositivos, incluindo Xbox One, Playstation 4, Chromecast e navegadores como Chrome, Safari e IE.

Suporte para HTML5 foi introduzido primeiramente em 2010. Na época, tudo ainda era muito experimental, mas ao longo dos anos o HTML5 cresceu e foi tirando espaço do Flash.

“Combinado com Common Encryption, nós podemos apoiar múltiplas tecnologias de proteção de conteúdo em diferentes plataformas com um único conjunto de ativos, fazendo com que o YouTube rode mais rápido e suave”, disse Richard Leider, gerente de engenharia do Youtube.