Categorias

PlayStation 4 será lançado na China em Janeiro

A China finalmente está se rendendo aos consoles, depois de uma proibição que já durava 14 anos. Após o lançamento do Xbox One em Setembro, em Janeiro o país verá o PlayStation 4 chegando oficialmente às lojas.

As leis chinesas haviam proibido a importação de consoles em 2000, alegando uma tentativa de proteger a juventude dos supostos malefícios dos jogos eletrônicos. Agora, em menos de seis meses, os dois principais competidores do mercado aportam no país para disputar duas lutas difíceis.

Engana-se quem pensa que o maior rival do PlayStation 4 na China será o Xbox One e vice-versa. Após 14 anos de isolamento, o mercado chinês de jogos eletrônicos foi dominado pelo PC, cuja cultura se enraizou no país com MMORPGs e uma forte cena de desenvolvedores asiáticos.

Outro obstáculo no caminho das duas plataformas é a censura forte do governo chinês. De todo o catálogo disponível para o Xbox One mundialmente, apenas 10 títulos foram aprovados até agora pelos censores, em sua maioria títulos de esportes. Grandes sucessos como Grand Theft Auto V continuam tendo sua comercialização barrada no país.

O PlayStation 4 será lançado oficialmente na China em 15 de Janeiro, pelo valor de 2,899 yuan (cerca de US$468), apenas ligeiramente mais caro que sua versão americana. Em contrapartida, o console da Sony sai mais barato que o console da Microsoft, uma vez que o Xbox One é vendido por 3,699 yuan (cerca de US$568).