Categorias

PNBL será beneficiado por expansão de rede da Telebras

Expansão de rede vai beneficiar PNBL

A Telebras anunciou que concluiu a instalação dos anéis de fibra óptica nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, apresentando expansão de 8,9 mil quilômetros. Com isso, a rede de telecomunicações da companhia atinge 25 mil quilômetros, interligando todas as regiões nacionais.

As regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória agora são parte integrante da rede nacional da Telebras, o que vai possibilitar a implantação em larga escala do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), criado pelo Governo Federal em 2010 com o objetivo de expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações no país.

A meta do programa é fornecer acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014, a uma velocidade mínima de 1 Mbps.

A rede da Telebras também será utilizada para transmitir a Copa das Confederações em alta definição para o resto do mundo. Segundo a companhia, serão utilizados links que totalizam 20 Gbps para conectar todos os estádios participantes da competição ao Centro Internacional de Coordenação de Transmissão, localizado em Belo Horizonte.

– Na última semana, realizamos testes em nossa rede com a empresa contratada pela Fifa para a transmissão do sinal de vídeo dos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e o resultado foi excelente – declarou o presidente da Telebras, Caio Bonilha.