Categorias

Pokémon Go Fest se torna um grande fiasco

Deveria ter sido uma grande celebração para comemorar um ano do lançamento do jogo Pokémon Go, mas a Pokémon Go Fest que aconteceu nesse sábado (22), em Chicago, foi um desastre de organização.

Com algo entre 15 a 20 mil participantes reunidos no parque Grant Park, muitos vindos de outros estados ou países, a rede de telefonia local não suportou e o resultado foi total falta de conectividade.

A desenvolvedora Niantic Labs, criadora do jogo e organizadora do evento, tentou solucionar a demanda junto às principais operadoras, mas para a grande maioria dos jogadores que vieram para o evento foi impossível conseguir conexão com os servidores de Pokémon Go. Vinte minutos antes do início oficial das festividades, já não havia nenhuma rede disponível. O excesso de filas para entrar no parque apenas agravou o mal-estar no público presente: três horas depois da abertura dos portões, ainda havia jogadores do lado de fora aguardando a chance de entrar.

No papel, a ocasião especial permitiria que os colecionadores de Pokémon conseguissem capturar criaturas raras, que surgiriam no parque para comemorar o primeiro aniversário do jogo. Entretanto, mesmo aqueles afortunados o bastante para conseguir conexão relataram mensagens de erro e fechamentos inesperados. A primeira grande Raide programada para o lançamento de um Pokémon lendário foi cancelada.

O nível de tensão ficou elevado dentro do parque e os participantes chegaram a vaiar todos os momentos em que representantes da Niantic Labs buscaram oferecer desculpas para os problemas no sistema de som. Garrafas de plástico foram jogadas contra apresentadores. John Hanke, CEO da empresa, subiu no palco aos gritos em coro de “CONSERTE SEU JOGO” ou “NÃO PODEMOS JOGAR”.

Terminado o evento, a Niantic Labs liberou Lugia, o primeiro Pokémon Lendário para todos os usuários que estavam presentes no parque, identificados através de um QR Code único distribuído na entrada. A empresa também enviou por email para os participantes instruções sobre como proceder para receber um cupom no valor de US$100 em créditos no jogo, além de oferecer um reembolso sobre a compra do ingresso.