Categorias

Polícia de Nova York está editando artigos na Wikipedia de mortes controversas

Um novo relatório do site Capital New York rastreou edições feitas em páginas na Wikipédia de três homens mortos por autoridades para computadores que operam diretamente da rede do próprio Departamento de Polícia de Nova York.

Artigos sobre a morte de Eric Garner e Amadou Diallo foram editadas, enquanto um sobre Sean Bell teve um pedido de remoção. “Ele [Bell] foi notícia por cerca de dois meses […] A polícia atira em pessoas todos os dias e as vezes com muito mais do que 50 balas. Este incidente é mais notícia do que notável”, escreveu um usuário operando a partir do endereço de rede da NYPD na página interna de “artigos para exclusão” do Wikipedia.

Outras mudanças incluem a alteração da frase “o uso do estrangulamento foi proibido” para “uso do estrangulamento é legal, mas foi proibido”.

wikipedia-nova-york

 

As edições e alterações estavam ligadas ao departamento através de uma série de endereços IP, que podem ser achados publicamente através de diversos sites.

A Capital identificou 85 endereços da NYPD que editaram artigos na Wikipedia, embora não esteja claro quantos usuários estão envolvidos.

Usuários em computadores do NYPD também excluíram seções que descrevem má conduta policial, escândalos e corrupção da Wikipedia. Em declaração ao site Capital New York, o departamento disse que essas edições estavam “sob revisão interna.”