Categorias

Polícia francesa recomenda que pais parem de postar fotos de seus filhos no Facebook

A polícia federal francesa usou o próprio Facebook para publicar uma postagem alertando aos pais para que parem de postar fotos públicas de seus filhos na rede social.

Segundo o comunicado, a prática constituiria uma violação do direito de privacidade das crianças e poderia atrair a atenção de predadores sexuais, aumentando o risco de ataques.

O alerta veio em resposta a um meme do Facebook que instigava as mães a postarem fotos de seus filhos, como um “Desafio da Maternidade”. As autoridades francesas responderam: “vocês todos podem ser mães e pais orgulhos de suas crianças maravilhosas, mas tenham cuidado. Nós lembramos a vocês que publciar fotos de suas crianças no Facebook não está livre de perigo!”. Uma das divisões locais da polícia francesa chegou a implorar pelo fim da prática: “PAREM”.

A legislação da França estabelece que cabe aos pais a responsabilidade por zelar pela imagem de seu filhos. A recomendação é que sejam utilizados os controles de privacidade existentes no Facebook para limitar o alcance das fotos, de forma que apenas familiares e amigos íntimos tenham acesso a esse conteúdo.

Essa preocupação não é apenas francesa e a rede social já estuda a possibilidade de incluir um sistema mais rigoroso contra a distribuição pública de fotos de menores de idade. A futura funcionalidade poderia identificar esse tipo de imagem e alertar pais e responsáveis sobre o compartilhamento público de uma foto de criança antes que a imagem fosse publicada, sugerindo um filtro de privacidade para acesso limitado.