Rumores indicavam que o Instagram estava preparando uma troca de visual, mas ninguém esperava a extensão da mudança: um novo ícone controverso e um layout minimalista para a rede social.
O novo ícone hipercolorido substitui a câmera fotográfica retrô utilizada como ícone anteriormente, enquanto o site e o aplicativo abandonam as cores para privilegiar o conteúdo postado pelos usuários.
“O design mais simples coloca mais foco em suas fotos e vídeos sem modificar como você navega pelo aplicativo”, explica a postagem oficial no blog do Instagram. A empresa também publicou um vídeo onde mostra como foi o processo de criação de sua nova identidade visual. Confira:
https://vimeo.com/166138104
Ainda segundo o comunicado oficial, “a comunidade do Instagram evoluiu nesses últimos cinco anos de um lugar para compartilhar fotos com filtros para muito mais – uma comunidade global de interesses compartilhando mais de 80 milhões de fotos e vídeos todos os dias. Nosso visual atualizado reflete o quão vibrante e diverso sua participação na narrativa se tornou”.
Junto com o Instagram, mudam também os ícones dos aplicativos Layout, Boomerang e Hyperlapse, que também passam a adotar o gradiente de cores como padrão:
O novo layout do Instagram usa somente preto e branco em sua interface e já está disponível na versão para iOS do aplicativo e deve ser distribuído globalmente para a plataforma Android até o final do dia.