O Portal oficial dos Jogos Rio 2016 já está ativo com informações em tempo real utilizando tecnologia Microsoft.
Usando uma solução na plataforma em nuvem Azure integrada à tecnologia desenvolvida e gerenciada pela Atos, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos, o site traz informações em tempo real.
Ao longo do evento serão exibidos os resultados de mais de 300 provas das 42 disciplinas esportivas disputadas nos 17 dias de Jogos Olímpicos Rio 2016, além de calendário, regras estabelecidas pelas Federações, dados sobre os mais de 10 mil atletas e equipes, ranking de medalhas, desempenho por país e muito mais.
“Esperamos levar aos fãs do esporte no mundo todo a melhor experiência dos Jogos Rio 2016, seja no computador, smartphone ou tablet, num esforço conjunto da tecnologia da Microsoft com a tecnologia de Cloud da Atos. Nossa meta é que este seja o portal mais acessado na história do evento, com visitantes de mais de 200 países, batendo todos os recordes de audiência”, afirma Adriana Garcia, diretora de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.
Dentre as inovações do projeto estão a alta disponibilidade de dados, em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) e a velocidade de distribuição de resultados, que serão transmitidos em tempo real, sem latência, diretamente dos sensores das arenas. No portal dos Jogos Rio 2016, a tecnologia Microsoft Azure Cache, que processa e gerencia esse alto volume em datacenters localizados em três continentes, garante que placares, pontuações e recordes batidos, por exemplo, sejam publicados mais rapidamente.
“Com a nossa plataforma em nuvem Azure, temos todas as condições de oferecer ao Comitê Organizador da Rio 2016 a segurança, o desempenho e a disponibilidade exigidos por este que é o maior evento esportivo em audiência e mais ativo em redes sociais do mundo. Para se ter uma ideia, somente neste projeto, nossa tecnologia processará cerca de 200 mil requisições de mensagens por segundo, fazendo deste um dos maiores e mais sofisticados contratos de nuvem da Microsoft no Brasil”, diz André Echeverria, Diretor da divisão da plataforma de nuvem e dados da Microsoft Brasil.
A agência Isobar Brasil trabalhou em parceria com a Microsoft, sendo a responsável pela arquitetura de informação, usabilidade, layout e interface do projeto. O trabalho da agência envolveu entrevistas com consultores esportivos, jornalistas e fãs de esportes para que o design e a experiência de navegação atendessem aos mais exigentes usuários.
Com uma arquitetura inteligente, o site reconhecerá automaticamente o modelo de tela mais adequado para obter a melhor experiência de navegação e interação. A estimativa é a de que 65% das visitas ao portal sejam via smartphones e tablets no Rio 2016. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, cerca de 40% do acesso ao conteúdo relacionado ao evento no site foi feito por dispositivos móveis.