Categorias

Portal dos Jogos Rio 2016 tem tecnologia Microsoft e pode suportar até 200 mil acessos por segundo

A Microsoft anunciou a conclusão da 1ª fase da nova versão do portal dos Jogos Rio 2016, que entrou no ar com o hotsite do revezamento da Tocha Olímpica da Rio 2016.

O portal oficial dos Jogos Rio 2016 foi criado com o uso da solução Microsoft Azure, plataforma em nuvem da Microsoft, e as informações são hospedadas e gerenciadas pelo SQL Server, em datacenters localizados em quatro continentes.

“Com processamento escalável e latência suficiente para suportar até 200 mil acessos por segundo, criamos um modelo de plataforma para oferecer a melhor experiência de navegação ao visitante de todo o mundo, inclusive por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets“, comentou Alfredo Deak Junior, diretor do projeto do Portal dos Jogos Rio 2016 na Microsoft Brasil. A iniciativa faz parte de uma solução integrada de tecnologia desenvolvida e gerenciada pela Atos, parceira mundial de IT dos Jogos Olímpicos.

O visitante já pode acessar o hotsite da Tocha Olímpica da Rio 2016, que traz todas as informações sobre o período, percurso e quem carregará a tocha no Brasil ao longo do trajeto de mais de 90 dias até o início da Rio 2016. Disponível nos idiomas português e inglês, será possível buscar informações sobre a história da Tocha Olímpica, além de fotos e vídeos do seu itinerário no país. A expectativa é que o hotsite esteja entre as páginas mais acessadas na história do evento.

Para atender a demanda de visitações, foi criado um sistema que reconhece o tipo de dispositivo e a região de onde está sendo acessado. A partir daí, a plataforma vai selecionar automaticamente o idioma e o modelo de tela mais adequado para obter a melhor experiência. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, cerca de 40% de todo o acesso ao conteúdo relacionado ao evento foi feito por meio de smartphones e tablets. A expectativa para os jogos de 2016 é que esse fluxo chegue até 85%.

A Microsoft, fornecedora oficial da Rio 2016 para sistemas de software, iniciou sua contribuição com o Comitê Organizador por meio do Office 365, ferramenta de produtividade utilizada, na época, por 300 funcionários e que hoje está em torno de 900. Para o período dos Jogos, a estimativa é que o volume de usuários atinja 40 mil, somando os cerca de 15 mil diretos e também os voluntários, que utilizarão PCs, smartphones e tablets no dia a dia das competições.

O Comitê Organizador da Rio 2016 está trabalhando com a Microsoft como fornecedora de software e tecnologias necessárias para o desenvolvimento dos portais após uma análise que considerou aspectos técnicos, como capacidade de processamento e distribuição geográfica compatíveis com o porte do evento, escalabilidade, além da integração entre diferentes dispositivos de navegação.