Categorias

PowerShell agora é open source

A Microsoft anunciou hoje que PowerShell a partir de agora é open source.

O shell de linha de comando que era exclusivo do Windows agora está totalmente liberado no github e também está disponível para Linux, seja Ubuntu, CentOS ou Red Hat, assim como MacOSX.

“Os consumidores de hoje vivem em um mundo multi-OS, multi-plataforma, multi-nuvem – essa é a realidade. Esse mundo traz novos desafios e consumidores que precisam de ferramentas que fazem tudo funcionar junto”, afirma o comunicado oficial no blog da Microsoft. Citando a frase agora emblemática de Satya Nadella, CEO da empresa, “Microsoft ama Linux”, o anúncio declara com todas as letras: “hoje, nós estamos tomando o próximo passo em nossa jornada. Estamos profundamente empolgados que PowerShell está open source e disponível no Linux”.

microsoft-ama-linux

Ainda de acordo com o comunicado, “a Microsoft quer merecer a preferência do consumidor como plataforma para rodar todas as suas tarefas – Linux assim como Windows. Esse novo modo de pensar impulsionou o time do .NET  para portar o .NET Core para Linux e em seguida habilitar o PowerShell para Linux também. O PowerShell no Linux está agora preparado para permitir que os consumidores utilizem as mesmas ferramentas e as mesas pessoas para gerenciar tudo de qualquer lugar”.

Embora nesse estágio inicial o PowerShell esteja disponível para Ubuntu, Centos, e também rode no Mac OS X, “mais plataformas serão adicionadas no futuro”.