Categorias

Prefeito de Cupertino protesta contra presença da Apple na cidade

Barry Chang, o prefeito de Cupertino, está furioso com a presença da Apple na cidade americana e aparentemente ele tem bons motivos para ficar assim.

Segundo Chang, a infraestrutura da pequena cidade de 60 mil habitantes não está dando conta de abrigar a sede da Apple e a gigante da tecnologia não estaria disposta a investir mais para o desenvolvimento local.

Para piorar o mal-estar entre a empresa e o prefeito, Chang sustenta que da última vez que pisou no quartel-general da Apple, antes de ser eleito para o cargo, foi expulso pelos seguranças. Há três anos atrás, Barry Chang fazia parte de uma comissão do Conselho da Cidade e queria debater com a Apple sobre o problema de congestionamento de trânsito provocado pelo fluxo constante de profissionais de tecnologia na região. Ele afirma que os seguranças o colocaram para fora do terreno da empresa: “você não pode entrar, você não foi convidado”, teriam dito para ele.

Eleito prefeito em Dezembro de 2015, Barry Chang está disposto a resolver seus atritos com a Apple. A fabricante do iPhone supostamente paga menos impostos locais do que deveria, um tópico sensível que já foi mencionado mais de uma vez a respeito da empresa, inclusive por seu fundador Steve Wozniak.

Chang chegou a propor recentemente uma cobrança de 100 milhões de dólares para ajudar a melhorar a infraestrutura da cidade, que deverá ser ainda mais impactada com a construção da nova e faraônica sede da Apple. Para que isso fosse possível, o prefeito precisava apenas de um voto de um dos três membros do Conselho da Cidade. Mas não conseguiu a aprovação de nenhum deles. “Apple é uma empresa tão grande aqui. Os membros do conselho não querem ofendê-los. A Apple fala com eles e eles não votam contra a Apple. Esse é o fato”, desabafou o prefeito Chang.

Durante uma reunião com o Conselho, alguns cidadãos reclamaram contra a falta de verba para obras públicas. Foi a gota d’água para Chang: “a Apple não está disposta a pagar um centavo. Eles estão tirando lucro e eles deveriam compartilhar a responsabilidade pela nossa cidade, mas eles não vão”. E prometeu continuar lutando: “eu não vou recuar. Aumentar os impostos não é popular, mas eu não tenho medo. Nós somos o centro da tecnologia, e nosso sistema de trânsito público é antigo e vergonhoso. E os políticos não tem coragem. Eles estão assustados”.

Oficialmente, a Apple não se manifestou sobre as declarações de Chang relacionadas à crise atual, mas afirma não ter qualquer registro da segurança de que ele tenha sido expulso de sua sede há três anos atrás. Enquanto isso, o prefeito de Cupertino vai continuar em sua cruzada contra a Apple: “vocês estão ajudando a criar os problemas, então vocês tem que ajudar a resolver os problemas”.