Categorias

Presidente da Anatel pede apoio à UIT para democratização da internet

Presidente da agência pede democratização da web
O presidente da Anatel, João Rezende, declarou que acredita que a União Internacional de Telecomunicações (UIT) terá papel fundamental nas discussões de um modelo mais democrático e descentralizado do mercado de internet, no mundo.

– A UIT precisa pensar um modelo que integre todos os países em um debate, repartindo todos os benefícios do mercado de internet. Percebemos barreiras para esse debate, mas é fundamental que outros países desenvolvam suas plataformas tecnológicas – afirmou Rezende, durante evento comemorativo ao Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, hoje (17), na sede da Anatel, em Brasília.

No mês passado, durante o Congresso Brasileiro de Internet, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que era necessário construir novas vias de conexão internacional para a internet, e instalar um ponto de tráfego de rede no Brasil. Atualmente, existem 15 pontos de tráfego de rede em todo o mundo, sendo 11 nos EUA e os oustros quatro na Europa e no Japão.

Segundo o ministro, o país gasta algo em torno de R$ 500 milhões por ano para utilizar os pontos de tráfego estrangeiros, e esse custo é pago pelas empresas brasileiras e repassado aos consumidores. Para que um ponto de tráfego seja instalado no Brasil, é necessário convencer a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números – Icann, na sigla em inglês. A entidade é o órgão responsável pela coordenação global da internet.