O presidente da Samsung Electronics está em condição estável em um hospital de Seul depois de sofrer um ataque cardíaco no fim de semana. Lee Kun-Hee, que cuidou da empresa do final dos anos 80 até seu domínio atual, agora está respirando sem ajuda depois de passar por uma cirurgia para alargar suas artérias, explicou representantes da Samsung.
“Não houve nenhuma interrupção na operação do grupo no dia-a-dia”, disse um funcionário da empresa. A Samsung confirmou ao The Verge que Lee deu entrada no hospital na madrugada de domingo e está se recuperando após sofrer um infarto agudo do miocárdio.
O episódio levanta questões sobre quanto tempo Lee, que tem 77 anos, permanecerá no topo da empresa que ele transformou em uma potência global. Seu único filho. Lee Jae-Yong, tem sido muito esperado para tomar as rédeas em algum momento; o jovem Lee é atualmente vice-presidente da Samsung Electronics depois de servir como COO até 2012. Fluente em Inglês e Japonês, ele é considerado um dos rostos internacionais da Samsung. Em tradições sul-coreanas, muitas vezes o poder de grandes empresas passa de geração em geração, com Lee Kun-Hee assumindo a própria Samsung após a morte de seu pai, Lee Byung-Chull.
Supostamente, Lee Kun-Hee não representa um papel importante no dia-a-dia na gestão da empresa, com três CEOs servindo abaixo dele, no entanto, ele ainda parece ter a palavra final nas principais decisões estratégicas da Samsung.