Categorias

Presidente executivo do Google diz que Julian Assange, do WikiLeaks, é “muito paranoico”

Eric Schmidt não parece estar muito feliz com Julian Assange. O presidente executivo do Google apareceu no ABC News nessa terça-feira (23) e chamou o fundador do WikiLeaks de “muito paranoico.”

Assange, o responsável pelos notórios vazamentos de documentos ao longo dos últimos anos, está lançando um livro nesta semana intitulado “Quando o Google conheceu o WikiLeaks”. O livro conta sobre quando Assange se reuniu com Schmidt em 2011. No livro, Assange tem como objetivo mostrar que o Google está vinculado ao governo dos Estados Unidos quando se trata da abertura da Internet.

Schmidt negou as acusações de Assange na entrevista, dizendo: “Julian é muito paranoico sobre as coisas. O Google nunca colaborou com a NSA e, de fato, nós lutamos muito duro contra o que eles fizeram”. “Nós pegamos todos os nossos dados … e estamos os criptografando de modo que ninguém pode obtê-los, especialmente o governo”.

Na entrevista à ABC, Schmidt também criticou os arranjos de moradia de Assange: “Ele, obviamente, está escrevendo de seu, digamos, alojamento de luxo na embaixada em Londres”, disse Schmidt.

omg-bae

Assange está morando na Embaixada do Equador em Londres há mais de dois anos, enquanto espera por um asilo diplomático. Ele está evitando extradição para a Suécia sob acusações de crimes sexuais. Assange também disse que teme uma extradição para os EUA, onde ele acredita que poderia ser julgado por crimes de espionagem.

A embaixada do Equador é composta de uma série de apartamentos convertidos. O Equador ocupa apenas o térreo do edifício, e a polícia britânicos permanecem nos corredores e elevadores, onde o alcance do Equador não se estende. Se Assange sair de seu apartamento, ele pode ser imediatamente detido.