Categorias

Presidiário é libertado falsificando o e-mail da própria soltura

Todo mundo conhece os perigos do phishing, de ser enganado por uma mensagem ou site que parece ser autêntico, mas não é. Todo mundo, menos as autoridades do presídio inglês de Wandsworth.

O prisioneiro Neil Moore pode entrar para a História com a fuga mais espetacular de todos os tempos, uma que não envolveu tiroteios, túneis ou equipes de resgate. Moore saiu pela porta da frente da prisão, “autorizado” por um e-mail que ele mesmo escreveu. Como?

De acordo com a BBC, o malandro teve acesso a um smartphone ilegal com amplo acesso à Internet. De posse do aparelho, Moore registrou um domínio que se assemelhava ao domínio do tribunal da corte de Southwark Crown, contratou um servidor e criou uma conta de e-mail para o domínio. A partir do endereço falso, mas parecido com o autêntico, ele disparou um e-mail contendo instruções para que fosse liberado do encarceramento.

Moore, de 28 anos,  estava cumprindo prisão preventiva justamente por 8 acusações de fraude. Antes da fuga audaciosa, o criminoso já havia se passado por funcionários de três instituições financeiras e desviado o equivalente a quase três milhões de dólares em seus golpes.

Para escapar, Moore fingiu ser um funcionário judicial sênior e simulou uma fiança para a administração do presídio. O pedido de liberação foi acatado em 10 de Março de 2014 e o criminoso saiu tranquilamente. Realizado o golpe, Moore se entregou três dias depois e revelou o esquema utilizado para fugir.