Categorias

Primeiro Macintosh completa 25 anos

Macintosh faz 25 anos.
Considerado ícone de tecnologia de uma geração, o Macintosh rapidamente se transformou em um equipamento popular.

A máquina foi apresentada pela primeira vez em uma campanha de TV extremamente cara, dirigida por Ridley Scott, o mesmo de “Gladiador” e “Blade Runner”, durante o Superbowl no dia 22 de janeiro.

O projeto original do Macintosh foi criado por Jef Raskin e o computador tinha tela de nove polegadas, 128k de memória RAM, drive do disquete e vinha com um teclado e mouse do tipo botão. O nome foi uma corruptela da maçã favorita de Raskin, a McIntosh, nome de uma marca de produtos de áudio.

A primeira leva de computadores teve o nome de seus criadores assinada na parte interna da máquina.

O preço de mercado era de quase US$ 2,5 mil, na época considerado “barato” na época ajudou a transformar o modelo em um sucesso de vendas.

No Reino Unido, o primeiro a comprar um Macintosh foi o autor de ficção-científica Douglas Adams, de “Guia do Mochileiro das Galáxias”. O segundo na fila era o ator e escritor Stephen Fry.

Em entrevista à BBC, Stephen Fry disse que não tem mais o velho computador. “Eu doei meu computador para uma escola primária em 1986”, contou. “Mas é uma pena que eu não tenha guardado meu Macintosh”.

Hoje, a Apple é considerada uma das empresas de maior visão no mercado e deixou de fabricar apenas computadores, lançando tocadores de MP3 e revolucionando o conceito de celular. A empresa assumiu no ano passado a vice-liderança no mercado de celulares com o lançamento do iPhone 3G.

Com informações de Globo.com.