Uma configuração de privacidade do Facebook que ocultava perfis de usuários da busca está sendo removida pela rede social de Zuckerberg.
A ferramenta, chamada de “Quem pode procurar sua linha do tempo pelo nome?”, já vinha ficando quietamente indisponível para usuários que não a utilizavam, mas agora é definitivo: nas próximas semanas, nem os perfis com a configuração poderão mais acessá-la. Quem ainda utiliza o recurso será notificado em sua página inicial.
A empresa explicou sua decisão de remover o recurso afirmando que ele foi criado quando o Facebook era “um diretório de perfis e ainda muito limitado” e que ele não impedia que as pessoas navegassem até sua linha do tempo após clicarem em seu nome no Feed de notícias, ou a partir da Timeline de algum amigo em comum.
Segundo um porta-voz da rede social, a melhor forma de controlar o que as pessoas podem descobrir sobre você é escolher quem pode ver seus posts: “Hoje, as pessoas podem também pesquisar no Facebook usando a Busca Social, tornando ainda mais importante controlar a privacidade dos itens que você compartilha, em vez de como as pessoas chegam até sua Timeline”, justificou.