A Riot Games, produtora do jogo League of Legends, prestou uma homenagem ao jogador brasileiro Guilherme Eguchi, falecido em Outubro passado, vítima de leucemia.
A empresa entrou em contato com a família do rapaz e enviou uma arte original, criada por artistas nacionais da produtora, que retrata o jovem jogador ao lado de seus personagens favoritos no MOBA.
Guilherme Eguchi tinha apenas 16 anos quando foi diagnosticado com leucemia em estado avançado em 26 de Setembro de 2015 e internado às pressas. Jogador assíduo de League of Legends desde os 14 anos, era conhecido e querido na comunidade de usuários e compartilhava sua conta no jogo com o irmão mais velho, Lucas. Pouco mais de um mês depois, em 28 de Outubro, Guilherme faleceu em decorrência da doença.
Inicialmente, a conta de Guilherme no jogo precisaria ser cancelada, uma vez que a política de uso impede que ela seja compartilhada com outro usuário, como ele fazia com o irmão. Amigos de Guilherme entraram em contato com a Riot Games para solicitar uma exceção à regra, enquanto enviavam presentes virtuais para consolar Lucas. Para o irmão mais velho, era muito importante preservar a conta em nome do irmão.
Felizmente, a produtora concordou em ceder a conta em caráter definitivo para Lucas Eguchi e a família acreditou que a gentileza da empresa terminaria ali. Mas um amigo da família, chamado Arthur, continuou mantendo contato com a Riot Games e comoveu a produtora com a história da paixão de Guilherme pelo jogo.
No dia 16 de Fevereiro, a Riot Games surpreendeu a família com um quadro exclusivo, onde era possível ver o jovem Guilherme Eguchi eternizado ao lado dos campeões do MOBA que mais utilizava em suas partidas.
Para Cleusa Maria dos Santos Eguchi, mãe de Guilherme, a emoção foi muito forte:”foi uma coisa muito linda, eu cheguei em casa à noite e percebi que meu marido estava chorando na sala e meu outro filho no quarto sentado com os olhos vermelhos também. Quando eu vi o quadro que a Riot mandou, a emoção foi muito grande. O que eles fizeram foi incrível e lindo”.
Roberto Iervolino, gerente geral da Riot Games, explicou a decisão da empresa de homenagear o jogador: “A missão da empresa é ser a mais focada nos jogadores do mundo. O objetivo é engajar com os jogadores. Geralmente nós temos ações que mostram isso, com decisões no dia-a-dia que talvez uma empresa tradicional, que foca no lucro, não possua”.
Nos fóruns de League of Legends, outras histórias revelam que ações similares da empresa já foram realizadas fora do país. E a Riot Games não é a única desenvolvedora de jogos a prestar tributo a jogadores apaixonados que se vão: muitos são os casos e a tendência é esse número seguir crescendo na medida em que os jogos eletrônicos fazem cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e iluminam suas vidas.