Categorias

Profissional de TI terá redução de jornada de trabalho em SP

Profissional de TI terá redução de carga horária
Acordo coletivo prevê redução de carga horária para 40 horas semanais no Estado de São Paulo, a partir de 1º de janeiro de 2011, e aumento salarial de 1,9%.

A partir de 1º de janeiro de 2011, os trabalhadores de tecnologia da informação do Estado de São Paulo passam a ter sua jornada semanal de trabalho reduzida de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários.

A mudança é fruto de um acordo coletivo, fechado nesta terça-feira (9/3) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Sindpd) e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp).

De acordo com o Sindpd, o acordo de redução da carga horária entra em prática em 2011 já para que as empresas tenham tempo de adaptar os contratos, já que o setor é composto basicamente de prestação de serviços. Segundo estimativa do sindicato, há 80 mil profissionais de TI no Estado de São Paulo e cerca de 600 mil em todo o país.

O acordo coletivo também prevê aumento salarial linear de 6% e nominal de 1,9%. Conforme destaca o Sindicato, o acordo negociado em 2009 resultou em um aumento de 7,1%, mas por conta da inflação, o reajuste real foi de 1,1%.

Os aumentos chegam a ser superiores em alguns pisos salariais, variando entre 6,7% e 12,5%. O piso de digitador, por exemplo, será de 820 reais (6,7%) e do técnico de 910 reais (8,3%). O Sindpd também estabelece um novo piso para os técnicos de help desk, cujo salário base será de 910 reais.

Com informações de Computerworld.