Categorias

Programador recria aplicativo milionário do governo americano em dez minutos

Quando publicamos ontem sobre o aplicativo que pode ter custado uma fortuna aos cofres públicos americanos, falamos que qualquer um poderia recriá-lo. Esse programador aceitou o desafio e fez em dez minutos.

O aplicativo utilizado pela TSA, órgão de fiscalização de segurança de aeroportos, gera uma seta aleatória na tela, que pode indicar para a esquerda ou para a direita. E nada mais.

Ainda assim, o contrato pago à IBM foi de mais de um milhão de dólares para o desenvolvimento da solução. Analisando o documento oficial com a planilha de custos, se chega a um valor de US$336.413,59 pela aplicação. A TSA se defendeu alegando que o programa na verdade teria saído pela “bagatela” de 47 mil dólares, quase 180 mil reais.

Para provar que o “randomizador de setas” é muito mais simples do que se imagina, o programador Android Chris Pacia recriou o programa diante das câmeras em apenas dez minutos de codificação:

Pacia diz que cobra US$100 a hora pelo seu trabalho, então você pode imaginar a economia que o cidadão americano poderia ter feito se a TSA tivesse contratado o sujeito ao invés da IBM para esse projeto…