Minecraft
Categorias

Projeto da Microsoft que utiliza Minecraft para testes de IA agora é opensource

Minecraft é um fenômeno. O jogo, agora de propriedade da Microsoft, atrai uma legião enorme de jogadores interessados em criar, em dar asas à imaginação, em deixar a criatividade correr solta.

Os mundos de Minecraft são repletos de construções fabulosas, de obras saídas das mentes de jogadores geralmente criativos ao extremo. E a Microsoft acaba de tornar opensource um projeto que utiliza o jogo para testes de inteligência artificial.

Anteriormente conhecido como “Projeto AIX”, o agora chamado “Projeto Malmo” é um conjunto composto por mod e código Java que permite que agentes de inteligência artificial atuem dentro dos mundos de Minecraft. Compatível com Windows, Mac e Linux, o projeto já está disponível no GitHub.

Minecraft

Através do “Projeto Malmo”, originalmente concebido para que pequenas empresas e organizações tivessem uma alternativa barata para testes de IA, os algoritmos podem ser testados dentro do próprio mundo aberto de Minecraft.

Estamos tentando lançar as ferramentas que permitirão que as pessoas façam progresso naquelas questões cuja investigação é realmente muito difícil“, disse Katja Hofmann, pesquisadora do laboratório de Cambridge da Microsoft.

A Microsoft também adicionou novos recursos à plataforma, em paralelo à sua disponibilização com código aberto. Através delas, os desenvolvedores poderão criar bots capazes de, por exemplo, aprenderem a conversar uns com os outros (bem como com pessoas).