Categorias

Projeto de lei deve proibir que lojas cobrem por entrega agendada

Empresas estão cobrando valores altos pelo serviço

Muitos consumidores enfrentam dificuldades no momento de receber produtos comprados pela internet. Pensando nesse problema, alguns estados brasileiros decidiram criar a Lei da Entrega Agendada.

O serviço permite que o cliente estabeleça o horário ou o período que pode receber o produto, sem precisar ficar aguardando o dia inteiro pela mercadoria. A entrega agendada, que ainda é pouco divulgado e exigido no país, pode ser utilizado no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul, embora cada estado possua suas próprias regras e legislação. 

Em teoria, o serviço seria uma opção simples e segura para quem faz compras na internet, no entanto, não vem dando certo na prática, com poucas lojas cumprindo a determinação: quase metade das empresas no estado de São Paulo descumpriram a lei em 2011 e ainda cobraram valores altos pelo serviço.

Observando a situação, o Estado aprovou um projeto de lei que proíbe a cobrança do agendamento. Embora essa mudança beneficie os clientes, lojistas não parecem muito satisfeitos, alegando que a lei foi feita sem ouvir as empresas que serão afetadas, e que isso causará um aumento de preço nos produtos devido aos custos extras de entrega.