Categorias

Projeto quer utilizar Inteligência Artificial para identificar desvio de dinheiro público

Um projeto em financiamento coletivo quer desenvolver uma Inteligência Artificial capaz de navegar em dados públicos e identificar desvio de dinheiro do governo.

Batizada de Operação Serenata de Amor, a iniciativa está arrecadando contribuições no Catarse e tudo indica que irá atingir sua meta de R$ 61.280 antes do prazo final de 6 de Novembro.

A ideia dos criadores do projeto é automatizar, com algoritmos e aprendizado de máquina, uma tarefa que já é realizada manualmente através de uma rede de voluntários. Acessando dados disponibilizados através da Lei Federal de Transparência, será possível analisar gastos feitos pela administração pública em diferentes níveis em busca de irregularidades, como gastos que fogem do escopo da atribuição do governo e contas superfaturadas. De posse desses relatórios, serão encaminhadas denúncias para o Ministério Público.

Confira o vídeo explicativo do projeto:

https://youtu.be/JIDEewSBs9k

No estado atual de desenvolvimento, a Inteligência Artificial já “identifica 100% de todos os estabelecimentos que foram utilizados pelos parlamentares, lê com precisão notas fiscais, sabe o valor imobiliário de todos os bens alugados, sabe calcular distâncias e com isso já consegue apontar quando algo esta super faturado, quando um gasto se faz em nome do parlamentar quando seria impossível ele estar lá, consegue identificar uma cerveja em um restaurante de luxo sem o auxílio de pessoas”, afirmam os coordenadores do projeto.

A Operação Serenata de Amor será open source, com todos os dados e códigos abertos para a comunidade gerenciar e fiscalizar a própria iniciativa, além de reproduzi-la para outros casos e até diferentes países. Os responsáveis pelo projeto se definem como um grupo de “programadores, hackers, empreendedores, sonhadores, brasileiros, ativistas e indignados” que irão parar por completo suas atividades principais por dois meses para tornar tudo possível.