Categorias

Prótese de braço deixa que crianças criem suas próprias mãos com peças de LEGO

Se há uma coisa que crianças de todo o mundo podem concordar, é que peças de LEGO são incríveis. Com isso em mente, o designer colombiano Carlos Torres criou um protótipo de braço protético que dá a crianças deficientes a oportunidade de explorar a sua criatividade com as pecinhas coloridas…mas de um modo novo e único.

Para seu projeto final na universidade, Torres criou o Iko, um braço que também atua como uma plataforma para brincar de Lego, basicamente.

Iko permite que as crianças facilmente troquem os anexos no final de seus braços protéticos com coisas como naves espaciais Lego e outros brinquedos da empresa. O objetivo de Torres é que os pequenos possam criar suas próprias próteses de mãos explorando a imaginação.

lego-braco-protese2

“E se as crianças poderiam usar a sua imaginação para criar suas ferramentas de acordo com suas próprias necessidades?”, pergunta Torres em seu site, “as necessidades dos pequenos com deficiência nem sempre estão relacionados com a atividade física, mas muitas vezes, […] com o aspecto social e psicológico,” explicou.

lego-braco-protese

O braço foi criado em colaboração com a Lego Future Lab, uma equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa de brinquedos, e CIREC, uma fundação para reabilitação física. Ele tem uma mão robótica destacável e articulada que faz de Iko uma prótese totalmente funcional.

O protótipo foi testado por um garoto chamado Dario, que foi capaz de controlar uma retroescavadeira Lego, uma nave espacial e pinças de Lego ligadas ao seu braço através de sensores mioelétricos.

“Durante o meu tempo de trabalho na Lego Future Lab percebi que você pode basicamente construir o que quiser com Lego”, disse Torres.

O designer pretende iniciar a produção comercial da prótese em breve, com a esperança de chegada no mercado até o final de 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=e0ne-XfXtnQ