Categorias

Protocolo TCP/IP completou 30 anos em 1º de janeiro

Vincent Cerf, um dos criadores do TCP/IP

Em 1º de janeiro de 2013, a internet que conhecemos hoje, baseada no protocolo TCP/IP, completou 30 anos. Para comemorar a data, o Google convidou Vincent Cerf, vice-presidente da companhia e um dos criadores do protocolo, para contar a história da criação dessa tecnologia.

O protocolo TCP/IP foi criado por Cerf, Jon Postel e Robert Kahn. Ele afirmou que criaram um protocolo de comunicação entre diferentes redes, e algum tempo depois, dividiram esse protocolo em duas partes.

– Robert Kahn e eu desenvolvemos um novo protocolo de comunicação de computador projetado para suportar a conexão entre diferentes redes. Nós o chamamos de TCP, abreviação para ‘Transmission Control Protocol’ e, em 1974, publicamos um artigo sobre isso na ‘IEEE Transactions on Communications’. Mais tarde, para lidar melhor com a transmissão de dados em tempo real, incluindo voz, dividimos o TCP em duas partes, o que deu origem ao Internet Protocol, ou IP. Os dois protocolos combinados eram apelidados de TCP/IP – afirmou Cerf

Em 1981, o Darpa testou o protocolo, e em 01/01/1983, os 400 servidores do laboratório do Darpa, baseados no protocolo NCP, foram desligados e o sistema passou a utilizar o TCP/IP, dando origem à internet atual.

– Quando chegou o dia, o principal sentimento foi de alívio, especialmente entre os administradores do sistema. Não houve celebrações. As únicas lembranças que tenho são os bottons com a inscrição ‘Eu sobrevivi à migração para o  TCP / IP – comentou Cerf, no blog do Google