Categorias

Protótipo do Ubuntu Touch é disponibilizado para Sony Xperia tablet Z

Embora a campanha do Ubuntu Edge tenha terminado bem aquém do seu objetivo na semana passada, quem estava interessado no dispositivo tem agora uma razão para festejar: um protótipo do Ubuntu Touch foi disponibilizado para o tablet Xperia Z, da Sony.

Um post no fórum XDA Developers explica que existem alguns bugs conhecidos e os usuários devem fazer back-up de todos os seus arquivos antes de se aventurar com o sistema, mas, essencialmente, a novidade traz uma versão completamente funcional do Ubuntu Touch para o tablet da Sony.

Versão adaptada do Ubuntu Touch roda em tablet Xperia Z
Versão adaptada do Ubuntu Touch roda em tablet Xperia Z

Uma das grandes diferenças do Edge é que o smartphone permitia dual boot do Android e Windows, além de conexão a um PC, enquanto o Xperia Z não. Com o Ubuntu Touch, usuários podem apenas fazer dual boot do Android e CyanogenMod, software que é popular por permitir maior personalização em dispositivos com o sistema do Google.

O Ubuntu Edge foi um projeto ambicioso de crowdfund feito pela Canonical para o desenvolvimento de um smartphone com o novo sistema operacional. A empresa esperava arrecadar US$ 32 milhões, mas acabou terminando a campanha com um pouco mais de US$ 12 milhões.

Para conferir e baixar o Ubuntu Touch, clique aqui.