Categorias

Provedor de internet americano aumenta franquia de consumo de dados para 1 TB

Um dos argumentos utilizados pelas operadoras para impor novos limites à internet fixa no Brasil é que isso já é prática em vários países, inclusive nos Estados Unidos. Mas lá fora, a franquia é bem diferente…

A Comcast, um dos gigantes do acesso nos Estados Unidos anunciou que vai aumentar sua franquia de consumo de dados de 300 GB, um limite invejável perto dos planos das operadoras brasileiras, para impressionantes 1 TB de dados.

A mudança entrará em vigor a partir de 1º de Junho para seus assinantes. Mas, mais impressionante que o novo teto é o motivo que levou a Comcast a subir o limite da franquia: o aumento de consumo de seus usuários. Em 2013, apenas 2% dos assinantes excediam o limite de 300 GB de dados mensais. Em 2015, esse percentual subiu para 8% de seus assinantes. Ao invés de punir os usuários, impondo multas draconianas ou cortando o acesso, ou culpar os serviços over-the-top, como Netflix, pelo aumento, a Comcast resolveu ampliar o limite.

“Na medida em que o mundo muda e a internet evolui, nós também. É por isso que estamos fazendo uma grande mudança para nossos planos de franquia de dados e alterando para um plano de dados de um terabyte em todos os nossos mercados”, informa o comunicado oficial da empresa.

“Nós aprendemos que nossos usuários querem paz de espírito para fazer streaming, navegar, jogar, realizar downloads ou qualquer coisa que desejam fazer online. Então, nós criamos um novo plano de dados que é tão alto que a maioria dos nossos clientes nunca terá que se preocupar sobre quantos dados eles usaram”, alega a Comcast.

Apesar do novo limite, a operadora americana também possui um plano de dados ilimitado. Segundo ela, menos de um por cento de seus usuários é assinante dessa modalidade. Atualmente, eles pagam US$40 a mais do que o plano de dados limitado. Com a mudança dos planos dos demais usuários, a sobretaxa dos adeptos do plano ilimitado terá um aumento: passará a custar US$50, além do valor convencional.