Se você não ouviu falar do “Gangnam Style“, você pode muito bem ter vindo de outro planeta. O vídeo do rapper sul-coreano Psy foi visto mais de 300 milhões de vezes no YouTube e já ganhou até versão em português nas mãos de Latino. Mas quanto dinheiro rendeu para seu criador?
O vídeo tornou-se viral com uma velocidade poucas vezes vista antes. Com quase 3 milhões e meio de “gostei” no YouTube, se tornou o clipe mais “gostado” na história do serviço de distribuição de vídeo. E no Facebook, o fenômeno se repetiu: 2 milhões de curtidas e crescendo. E tudo isto significa uma boa grana no bolso de Psy.
Segundo cálculos de analistas, somente a renda relacionada a exibição de publicidade no YouTube já teria gerado para o rapper uma cifra entre 600 mil e 1,2 milhão de dólares. A popularidade de “Gangnam Style” também alavancou os acessos no canal de Psy e a cifra pode chegar a 2 milhões de dólares, somente em retorno publicitário.
Mas não para por aí. A canção também já ultrapassou a barreira dos 600 mil downloads no iTunes, a loja virtual da Apple, gerando um lucro de mais 2 milhões de dólares para o músico. Se contarmos o valor de licenciamento para uso em comerciais, criação de versões (como a de Latino), agenda de shows, merchandising, o valor sobe ainda mais.
Segundo a Reuters, entretanto, o maior lucro de “Gangnam Style” pode estar vindo de forma indireta. O sucesso da música poderia ter dobrado o valor de mercado da empresa de supercondutores DI Corp. O motivo? A empresa pertence a Park Won-ho, pai do rapper Psy. Esta valorização súbita da companhia estaria estimada em 52 milhões de dólares.
A música, que celebra o estilo de vida dos ricos da região de Gangnam, em Seoul, tornou seu autor ainda mais rico do que já era.