Categorias

Quem mexeu no meu código?

Nas aventuras e desventuras por projetos de tecnologia da informação Brasil a fora, constatamos que uma porcentagem desprezível de empresas sabem trabalhar projetos com times de desenvolvimento.

Na gigante maioria dos casos estudados, os projetos são executados por uma ou duas pessoas de ato, apesar que no fato existem mais técnicos envolvidos.

A desculpa padrão é a tecnologia disponível, por exemplo: o Visual SourceSafe é uma ferramenta limitada para compartilhar e gerenciar códigos fontes. Na afirmativa que acabei de escrever, concordo apenas que é fundamental para o sucesso de um time de desenvolvimento uma ferramenta para compartilhar e gerenciar código. Sobre a limitação, ela é nossa e não da ferramenta. Nós é que não sabemos usá-la porque simplesmente não sabemos trabalhar em times.

A questão comportamental

Os seres humanos podem ser divididos em 3 grupos: os iniciativos, os acabativos e os empreendedores.

• Iniciativos são criativos, têm mil idéias, mas abominam a rotina necessária para finalizar estas idéias, em outras palavras, colocá-las em prática. São cientistas, professores, intelectuais e a maioria dos técnicos de desenvolvimento.

• Acabativos são aqueles que gostam de implantar projetos. Olham mais para o detalhe na prática do que para a teoria. Não se preocupam com o tédio da repetição do dia-a-dia. Neste grupo estão os executivos, administradores e uma minoria dos técnicos de desenvolvimento.

• Empreendedores são aqueles que possuem iniciativa e acabativa. É um grupo que não fica só na idéia, vai a campo implantá-la. Normalmente implanta idéias suas e de outros iniciativos. Neste grupo estão os ricos, os milionários e os bilionários.

Com informações de Linha de codigo.