Categorias

Quem venceria uma Olimpíada da Programação?

O site Hackerrank resolveu responder uma pergunta polêmica: que países do mundo tem os melhores programadores?

Baseado em um levantamento a partir dos resultados de milhares de desafios de programação publicados em seu site, o Hackerrank organizou o quadro de campeões de uma possível Olimpíada da Programação.

O Hackerrank funciona como uma plataforma que classifica desenvolvedores baseado em suas habilidades de codificação e ajuda empresas a descobrir talentos com mais facilidade. Desta forma, o site possui um amplo banco de dados de questões de programação de diversas áreas do conhecimento, de algoritmos a SQL, passando por segurança, sistemas distribuídos e até Inteligência Artificial. Reunindo os resultados de seus usuários, o site analisou o quadro global da qualidade dos programadores dos 50 países melhor avaliados.

Para quem acreditava que os Estados Unidos, berço da maior parte das empresas de tecnologias do mundo, iria conquistar o pódio, o Hackerrank tem más notícias. Embora o país tenha o maior volume de inscritos no site, seus resultados médios não correspondem às expectativas e os Estados Unidos aparece no 28º lugar no ranking geral de desenvolvedores. Outra potência em número de participantes é a Índia, que também não apresentou bons resultados e amarga um 31º lugar na classificação.

O Brasil, infelizmente, fica mais atrás ainda e obtém a 38º posição, logo depois de Portugal e imediatamente na frente da Argentina. O melhor resultado da América Latina ficou nas mãos do Chile, que atingiu o 27º lugar.

Mas quem venceria uma Olimpíada da Programação? Os números do Hackerrank apontam para uma vitória apertada da China, um décimo de eficiência na frente da Rússia. De acordo com o levantamento, “programadores chineses ultrapassam todos os outros países em desafios de Matemática, programação funcional e estrutura de dados, enquanto a Rússia domina em algoritmos, a arena mais competitiva e popular”.

Confira a tabela de classificação abaixo:

country-best-developers