Categorias

QuickTime não está atualizando para usuários do Windows 8 e 10

Depois de ser apontado como um vetor de vulnerabilidades, o QuickTime para Windows está dando outra dor de cabeça para os usuários: não atualiza automaticamente.

O problema está acontecendo com usuários do programa dentro do Windows 8 e 10: o sistema de atualização automática embutido no QuickTime não está funcionando.

A falha foi encontrada pelo pesquisador de segurança australiano Alton Blom e confirmada por outras fontes. A ferramenta Software Update da Apple que deveria atualizar o programa está entrando em conflito com versões mais novas do Windows. Nos sistemas mais afetados, o Quicktime informa que está atualizado, embora não esteja na versão 7.7.8, a mais recente produzida pela Apple.

De acordo com o pesquisador, a atualização manual ainda é possível, com o usuário baixando a versão mais recente no site oficial da Apple e fazendo a instalação por cima. Mas ele alerta que raros serão os usuários que tomarão essa providência, principalmente se o próprio programa informa incorretamente que está atualizado.

Nos últimos 12 meses, 18 vulnerabilidades foram encontradas em versões anteriores do QuickTime. Atualmente o programa, juntamente com o iTunes, é considerado um risco de segurança para usuários no Windows, justamente por não ser devidamente atualizado. Sem as correções de segurança, o sistema fica exposto a ataques de hacker e malwares que podem explorar brechas nos programas.