Categorias

Rapidshare encerra suas atividades depois de 13 anos no ar

Depois de 13 anos armazenando arquivos de usuários e enfrentando problemas com violação de direitos autorais, o site RapidShare irá encerrar suas atividades no dia 31 de Março.

Um comunicado direto na página principal do serviço informa a data final e alerta: “nós recomendamos enfaticamente que todos os usuários protejam seus dados. Depois de 31 de Março de 2015, todas as contas não estarão mais acessíveis e serão deletadas automaticamente”. Não foi fornecida nenhuma razão para o fechamento inesperado.

Fundado em 2002, o RapidShare chegou a figurar entre os 50 sites mais acessados de todo o mundo. Por um bom tempo, boa parte desta popularidade estava relacionada ao armazenamento de arquivos protegidos por direitos autorais oferecidos ilegalmente por milhares de sites de pirataria espalhados pela web. Na época, o serviço chegou a ter centenas de milhões de usuários.

rapidshare

A partir de 2012, com o fechamento do serviço concorrente Megaupload, as autoridades fecharam o cerco sobre todos os sites de compartilhamento de arquivos. Inicialmente, o RapidShare se defendeu alegando que seu sistema era “perfeitamente legal” e não temia a ação da Justiça. Mas logo em seguida foi forçado a monitorar os arquivos armazenados por usuários, fiscalizando o uso indevido de material protegido por direitos autorais.

Meses depois, o RapidShare publicou uma cartilha para seus usuários alertando sobre a prática. No documento, a empresa alegava ter “um forte interesse em promover ativamente usos legítimos e desestimular usos ilegítimos, equilibrando as necessidades de segurança, confiabilidade e armazenamento e comunicação privados com respeito à propriedade intelectual e ao interesse público”. Simultaneamente, o serviço reduziu propositalmente a velocidade de download dos arquivos para inibir a ação de piratas.

O fim do RapidShare pode significar o fim de uma era, mas certamente não é o fim dos serviços de compartilhamento de arquivos. Recentemente, analisamos 10 serviços gratuitos e demos nosso veredicto sobre qual é o melhor deles.