Categorias

Raspberry Pi 2 é anunciado e Microsoft promete Windows 10 de graça para o mini-PC

Quem não gostaria de ter um PC completo, rodando o último sistema operacional Windows, por apenas 35 dólares? Essa é a proposta da parceria entre a Microsoft e o novo Raspberry Pi 2 anunciada hoje.

O primeiro modelo do mini-PC fez um modesto sucesso em 2012, mas era impossível rodar qualquer versão do Windows nele sem utilizar métodos bastante complexos de instalação. Agora, no Raspberry Pi 2, a própria Microsoft se prontificou a entregar de graça uma versão do Windows 10 para os fabricantes.

O novo dispositivo tem um processador quad-core, ARMv7 com 900MHz (que pode receber overclock), e inclui 1GB of RAM. O Pi original incluía um processador ARMv6 com um único núcleo e 700MHz, além de ter apenas 512MB de memória RAM. Nas outras características, o novo Pi é similar ao seu antecessor: suporte a 4 conexões USB, armazenamento primário por cartão Micro SD e o mesmo tamanho compacto.

“É um grande salto adiante em termos de poder de computação para usuários”, declarou eufórico o gerente de desenvolvimento tecnológico Mike Powell, da distribuidora Element14. Ele também acredita que o Pi 2 possa abrir todo um novo leque de aplicações e oportunidades. Veja abaixo o novo modelo em ação:

De acordo com o comunicado oficial da Microsoft, “Raspberry Pi 2 é um dispositivo surpreendentemente poderoso que abre o mundo da computação e da programação para um amplo grupo de pessoas e diferentes níveis de habilidade. Nós estamos muito ansiosos com nosso trabalho com a Raspberry Pi Foundation”. A empresa promete mais novidades sobre a integração do Windows 10 com o Pi 2 nos próximos meses.