Qualquer pessoa que tenha ido ao cinema pelo menos uma vez nos últimos trinta anos, certamente já viu o símbolo da THX na tela e seu icônico som no volume máximo antes do filme começar.
A gigante audiovisual que alavancou a tecnologia de qualidade de áudio e imagem na indústria cinematográfica acaba de ser adquirida pela Razer, conforme revelado no início da noite dessa segunda-feira.
A Razer é mais conhecida como fabricante de produtos para o público gamer mas está em um fraco processo de expansão para outras áreas e a compra da THX é um passo indicativo do caminho que empresa deseja seguir. Min-Liang Tan, CEO da Razer, declarou que “a THX é uma das maiores marcas quando se trata filmes e música” e que a marca THX “está para o áudio como a Razer está para os jogos”. Ele também explicou que “há um bocado de potencial para se estender em direção a novas áreas que nos interessam, como Realidade Virtual e streaming ao vivo”.
A THX fez História no cinema desde que foi fundada por George Lucas para ser uma divisão especializada de engenheiros de som da sua produtora Lucasfilm. O cineasta desejava criar um padrão de qualidade em áudio a ser atingido em salas de cinema que fosse compatível com o que estava sendo produzido para o filme O Retorno de Jedi, em 1983. O resultado foi uma marca que se tornou sinônimo de qualidade e avanços tecnológicos em áudio e imagem, mesmo depois de a empresa sair debaixo das asas da Lucasfilm.
O famoso teste de som da THX foi e continua sendo exibido em incontáveis sessões de cinema e indica que tanto o filme quanto a sala de cinema são compatíveis com tecnologias desenvolvidas e licenciadas pela empresa:
Min-Liang Tan assegurou que após a compra a THX manterá sua independência e continuará sendo administrada pelos atuais diretores. Atualmente, a empresa possui somente 50 funcionários, mas a Razer pretende aumentar significativamente sua força de trabalho e abrir escritórios em outros países, principalmente na China, para explorar as potencialidades do mercado.