0 Compartilhamentos 400 Views

Reaprendendo a usar o Windows

17 de outubro de 2012

Evolução dos desktops do 95, 7 e Windows 8

No segundo em que o sistema é ligado, as diferenças se destacam. Ao invés da conhecida área de trabalho, pode ser visto um mundo completamente moderno (em termos de Windows) com aplicativos full-screen mais simples, espalhados em uma tela sensível ao toque inspirada por tablets e smartphones. 
Essa é a nova tela de inicialização, que vem para substituir aquele Menu de inicialização que todo usuário do Windows conhece e adora. Mas esse não é só um menu, é todo um ambiente diferente com seus aplicativos e controles separados. Esse modo de visualização é mais natural, especialmente em uma tela de touch, que finalmente trás o Windows para a era dos Tablets. 
Agora o sistema operacional vem em um “tamanho único”, juntando o passado e presente em um pacote só: Ele pode ser usado com mouses ou ser controlado através do sistema de touch.  Isso é um grande contraste com a abordagem da Apple, por exemplo, que usa sistemas operacionais separados para os novos iPads e Macs, que são mais antigos. 
As novidades não param por aí: têm os aplicativos diferentes, que podem ser baixados na loja online, o sistema na versão RT para tablets que não terá o Outlook (essa versão roda com os mesmos processadores de produtos concorrentes, como os smartphones), e finalmente a Microsoft lançará, pela primeira vez em sua história, seu próprio computador pessoal. É um tablet chamado Surface que rodará tanto com o Windows8 quanto com o RT e será produzido pelos seus tradicionais parceiros de hardware.
Em resumo, a empresa está dando ao Windows uma cara totalmente moderna e diferente. O ponto forte de todas as mudanças é o fato deles reconhecerem que não podem simplesmente retirar aplicativos antigos ou não rodá-los no sistema, mas sim tentar, aos poucos, adaptar seus usuários e fazê-los reaprender a utilizar o sistema mais conhecido do planeta.
Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
120 visualizações
Artigos
120 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
227 visualizações
Artigos
227 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
369 visualizações
Artigos
369 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
422 visualizações
422 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
743 visualizações
743 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021