Categorias

Receita espanhola invade sede do Google em Madrid

O clima não está nada bom para o Google na Europa: autoridades da Receita espanhola invadiram a sede da empresa em Madrid hoje pela manhã.

Os agentes estavam atrás de provas de evasão fiscal no país, como já aconteceu em Paris, no final do mês passado.

A empresa é acusada de não declarar toda a movimentação financeira realizada em território espanhol, sonegar impostos trabalhistas e burlar a taxação de profissionais não-residentes no país. Segundo uma porta-voz oficial, o Google “opera de acordo com a legislação fiscal espanhola, assim como em todos os países onde atua” e está trabalhando junto às autoridades para responder todas as questões levantadas.

A Suprema Corte Espanhola afirma que autorizou a operação de busca e apreensão de documentos solicitada pelo fisco do país, mas não revelou detalhes sobre o que exatamente as autoridades da Receita local estavam procurando ou mesmo sobre se já existe algum processo em andamento contra o Google.

Analistas apontam que o Google pratica as mesmas estratégias de outras empresas de tecnologia, como Microsoft e Apple, creditando boa parte do seu faturamento no território europeu à sua filial na Irlanda, onde os encargos tributários são bem inferiores aos praticados no restante do continente. As contas ainda passam por diversas afiliadas e empresas-mãe, nas Bermudas e na Holanda, em um caminho tortuoso para se minimizar o pagamento de impostos.