Categorias

Recorde de transferência de dados é batido por Universidade na Dinamarca

Pesquisadores da DTU (Universidade de Tecnologia da Dinamarca) conseguiram novamente quebrar o recorde de transferência de dados por fibra ótica, atingindo a marca de 43 Terabits por segundo com um único pulso de laser.

O recorde anterior pertencia aos alemães do Karlsruhe Institut für Technologie, que haviam conseguido 32 Terabits por segundo. Mas a equipe da DTU não é nova na competição em busca de velocidades, tendo sido o primeiro time a quebrar a supostamente intransponível barreira do Terabit, em 2009. Em menos de 5 anos, a nova marca é 4300% mais veloz.

A façanha foi conseguida com um novo cabo de fibra ótica desenvolvido pela empresa japonesa de telecomunicações NTT. O novo cabo possui sete núcleos de vidro contra o núcleo único utilizado pelas fibras atuais. A grande vantagem da tecnologia de nove núcleos, além da possibilidade de atingir velocidades absurdas, é que o cabo possui a mesma espessura dos cabos já existentes, podendo utilizar a infraestrutura já instalada para ser implementado em maior escala.

Com o crescimento do tráfego de dados estimado em 40% todo ano, é vital encontrar meios de se otimizar a velocidade. As descobertas implementadas nessa universidades e institutos de pesquisa ainda estão muito longe dos consumidores, mas certamente ajudarão a impulsionar as velocidades da Internet nos próximos anos.