Categorias

Reino Unido teme ataques cibernéticos do ISIS

O chanceler britânico George Osborne acredita que o grupo terrorista ISIS está planejando ataques cibernéticos contra sistemas da rede elétrica, de hospitais e de controle de tráfego aéreo.

Osborne discursou no quartel-general da agência britânica de espionagem GCHQ sobre a os riscos envolvidos nessa nova ameaça e anunciou o novo orçamento do pais para segurança digital.

“Os riscos dificilmente poderiam ser mais altos – se nosso fornecimento de eletricidade, nosso controle de tráfego aéreo, ou nossos hospitais forem atacados online com sucesso, o impacto não será medido apenas em termos de danos econômicos, mas em vidas perdidas”, declarou o chanceler.

Como medida preventiva, o governo britânico irá aumentar o orçamento dedicado à segurança de dados para 1.9 bilhão de libras em cinco anos. São mais de 10 bilhões de reais e quase o dobro do orçamento atual que o Reino Unido gasta no setor.

Entretanto, Osborne afirmou que, por enquanto, o ISIS não tem essa capacidade de ataque virtual. Mas o grupo já seria capaz de afetar outros sistemas no país e estaria se preparando para um ataque grave nesse sentido. “Então, quando nos falamos sobre derrubar o ISIS, isso significa derrubar sua ameaça cibernética assim como a ameaça de suas armas, bombas e facas”, concluiu o chanceler.