Categorias

Relatório traça um panorama dos usuários do YouTube no Brasil

O relatório YouTube Insights 2017 traçou um panorama dos usuários brasileiros da plataforma de vídeo em seu segundo ano de pesquisas.

De acordo com o levantamento, o YouTube ganhou 35 milhões de consumidores em dois anos, conta com 98 milhões de usuários cativos mensais e “95% da população brasileira online acessa a plataforma pelo menos 1 vez por mês”.

Para Juliana Simão, Product Marketing Manager do Google, “esse crescimento tem relação direta com algumas particularidades do Brasil. Diferentemente de outros países de língua inglesa, o Brasil precisa de uma produção de conteúdo local o que torna a oferta de conteúdo muito interessante e amplia a base de usuários”. As características locais se refletem nos resultados e o futebol é a preferência nacional na plataforma, com conteúdo relacionado ao esporte sendo consumido três vezes mais do que aquele relacionado à tecnologias.

Marcella Campos, diretora de marketing B2B do YouTube, destaca essas diferenças lançando um olhar sobre o conteúdo de games na plataforma. Apesar de ser uma indústria que faturou cerca de 110 bilhões de dólares no mundo todo no ano passado, aqui ainda tem uma presença modesta no YouTube. “Apesar de todos os superlativos envolvendo games, o mercado ainda olha para essa categoria como algo que não é tão sério e nosso objetivo é mostrar que essa indústria está cada vez mais profissionalizada”, reforça a executiva.