Categorias

Robô-barata consegue pular para alcançar lugares altos

Cientistas da Seoul National University, na Coreia do Sul, em colaboração com a norte-americana UC Berkeley, desenvolveram um “robô-barata” capaz de saltar para alcançar lugares mais altos.

Batizado de JumpRoACH, o pequeno robô inspirado no movimento de determinados insetos e pode se projetar elasticamente para cima e corrigir sua posição automaticamente.

A “barata” cibernética pesa apenas 60 gramas, mas pode projetar seu corpo a uma altura de até 1 metro e 60 usando a tensão de um elástico. Ao contrário de tentativas anteriores de armazenar a energia de impulso através de um elástico e liberá-la para grandes saltos, o JumpRoACH é capaz de calcular a tensão exata e a distância necessária para executar um pulo na altura que desejar alcançar. Confira o vídeo demonstrativo:

Como um besouro, o pequeno robô também pode utilizar sua carapaça para ajustar sua posição automaticamente, nos casos em que a aterrissagem não sai como o previsto. A despeito da aparência, o JumpRoACH não apresenta asas de qualquer tipo, embora um par não seja difícil de ser incorporado ao projeto, garantindo um alcance ainda maior para o robô.

Microrobôs desse tipo podem ser utilizados para alcançar áreas onde o ser humano não consegue chegar, graças ao seu tamanho e sua capacidade de locomoção. No futuro, máquinas inteligentes como JumpRoACH ou o SCAMP, que escala paredes e plana, poderão ser utilizados em operações de resgate ou reconhecimento de terreno.