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Rock in Rio contou com a força do Microsoft Azure

A sétima edição do Rock in Rio contou com a força da plataforma de nuvem Azure da Microsoft para aguentar mais de 18 milhões de visualizações registradas no site oficial durante os sete dias de atrações.

De acordo com a Microsoft, foram aproximadamente 1,6 bilhão de requisições aos servidores ao longo das duas semanas, seja durante a transmissão em tempo real das atividades ou durante a venda de ingressos.

O Rock in Rio 2017 marcou a estreia da ferramenta chamada “Live – momento a momento”, que disponibilizou ao vivo vídeos dos shows, fotos dos artistas e comentários dos fãs nas redes sociais durante o festival.  Toda infraestrutura do site foi desenvolvida pela K2 Cloud. O serviço continua disponível para quem quiser conferir tudo que foi destaque durante os sete dias de shows.

A plataforma Azure da Microsoft também foi fundamental para manter a estabilidade do site do evento no momento de pico das vendas de ingressos. Em um único dia, em Abril, o sistema chegou a suportar mais de 200 mil requisições simultâneas por minuto.

Toda infraestrutura do site foi desenvolvida pela K2 Cloud. E Rodrigo Ramos, Diretor Técnico da K2 Cloud, explicou a decisão de adotar a tecnologia da Microsoft: “no final de 2016, estávamos com alguns problemas de desempenho e perto da fase crucial de venda de tickets. Por isso, para garantir eficiência, nos antecipamos e escolhemos a parceria com o Azure por permitir fácil integração com nossas soluções Open Source, além da boa execução em ambiente de missão crítica”.

Ramos completou: “ferramentas do próprio Azure como o Operations Management Suite (OMS) e o Application Insights nos permitem realizar atividades estratégicas como monitoramento de quantidade e erros em requisições, segurança ao identificar possibilidade de ataque e extrair insights do banco de dados. Antes, precisávamos terceirizar estas funções”.

O Diretor de Nuvem da Microsoft Brasil, Roberto Prado, explicou o desafio de um megaevento como o Rock in Rio:  “novos artistas foram confirmados a todo instante, assim como pacotes de ingressos, provocando um alto e baixo de acessos todos os dias. Para garantir boa performance ao site, nossa plataforma oferece elasticidade e redundância para acompanhar o tráfego do cliente, absorvendo fases de pico como na venda de bilhetes e os acessos durante o evento, que alcançaram a marca de 1,6 bilhões de requisições aos servidores nas duas semanas de shows”.