Categorias

Rumor: Alphabet pode extinguir o Chrome OS

Segundo fontes consultadas pelo The Wall Street Journal, a Alphabet está planejando a fusão entre o Chrome OS e o Android em um único sistema operacional para dispositivos móveis.

Na prática, o Chrome OS deixaria de existir em favor do Android. Essa mudança de planos da Alphabet estaria em andamento desde 2013 e seria um reflexo da ascensão da computação móvel.

Ainda de acordo com as fontes não-identificadas, o novo sistema poderia já ser revelado ao público no ano que vem e seria lançado efetivamente em 2017. Os Chromebooks seriam renomeados, mas ainda não foi decidida como ocorrerá essa mudança de identidade. O navegador Chrome manteria o mesmo nome.

Atualmente, os laptops que rodam Chrome OS representam menos de 3% do mercado de PCs segundo a pesquisa mais recente do IDC. Em contrapartida, o sistema Android está presente em mais de um bilhão de smartphones, tablets e outros dispositivos. A decisão da Alphabet de fundir o Chrome OS no Android viria como uma percepção da necessidade de concentrar o foco da empresa em um único sistema operacional.

Outro dos objetivos do Alphabet com a mudança seria trazer o Android para os laptops e oferecer a Play Store para uma audiência ainda maior. De acordo com a reportagem do The Wall Street Journal, fontes internas garantem que isso seria o fim de uma longa cisão dentro da Alphabet e que o Chrome OS teria se revelado uma aposta errada da empresa.