Categorias

Rumor: Apple Pay está chegando ao Brasil

Segundo a revista Época Negócios, os bancos privados Bradesco e Itaú estão negociando a vinda do sistema de pagamentos Apple Pay ao Brasil.

Fontes próximas aos dois bancos garantiram que o acordo já está acertado com a Apple e o projeto está na fase de discussão de detalhes. Ainda é incerta a data de lançamento da plataforma de pagamentos no país em virtude da alta demanda do serviço nos Estados Unidos. A demanda além do esperado em seu país de origem levou a fabricante do iPhone 6 a adiar temporariamente a internacionalização do Apple Pay.

O sistema inaugurado no último modelo do smartphone permite que o próprio aparelho seja utilizado para autenticar pagamentos em estabelecimentos credenciados. A lista de varejistas e bancos interessados no sistema nos Estados Unidos não para de crescer.

De acordo com a Época Negócios, a infraestrutura necessária para a implantação da plataforma no Brasil já existe. Tanto o iPhone 6 quanto o iPhone 6 Plus foram lançados oficialmente no país em Novembro passado e 80% da base instalada de equipamentos de pagamento eletrônicos da Cielo e da Rede já oferecem suporte à tecnologia Near Field Communication (NFC) adotada pelo Apple Pay. O último elemento necessário é a emissão de cartões de crédito de responsabilidade das instituições financeiras.

Nem o Bradesco, nem o Itaú ou a Apple comentaram sobre o rumor. A mesma reportagem afirma também que o Banco do Brasil estaria conduzindo uma negociação paralela para aderir ao serviço. Desde Janeiro, o Banco do Brasil já oferece suporte ao sensor biométrico Touch ID da Apple para as operações de seu aplicativo móvel.