Parece que todo o sucesso do Xbox One teve um empurrão extra: Supostamente, a Microsoft fez uma parceria com a Machinima para quietamente pagar parceiros do canal do Youtube para promover o console.
De acordo com o site Ars Technica, afiliados da Machinima (que até hoje é um dos maiores canais de games do Youtube) poderiam obter um bônus de US$ 3 para cada 1.000 visualizações (CPM) se eles incluíssem pelo menos 30 segundos de filmagens do Xbox One e menciononassem o nome do console. No entanto, o que chama atenção é o fato de que os youtubers não poderiam revelar os detalhes do acordo e pagamento, pois poderiam violar as regras da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, em inglês) no processo.
Rumores sobre a parceria vieram à tona no fim de semana passado e mais tarde uma cópia completa do acordo legal vazou, detalhando as regras de confidencialidade que os parceiros deveriam respeitar depois que assinassem:
Você concorda em manter confidencialmente todos os assuntos relacionados a este acordo, incluindo, mas sem limitação, os requisitos de promoção e a remuneração CPM, listados acima.
No entanto, de acordo com as diretrizes da FTC, endossantes são culpados, por lei, se não divulgarem “de forma clara e visível” que estão sendo pagos por um anunciante para promover seus serviços.
O site Poptent também lista outros relatórios da Microsoft convidando estrelas da Machinima para promover o Xbox One que datam de novembro – sugerindo que esta nova modalidade de publicidade vem acontecendo pelo menos desde o lançamento do console.
Até o momento nem a Microsoft ou a Machinima fizeram algum comentário sobre os rumores.