Segundo o serviço de notícias Bloomberg, o YouTube está em negociações nesse momento para oferecer canais de TV online mediante uma assinatura mensal.
Batizado de “Unplugged”, o serviço custaria menos de US$35 (cerca de R$124 na cotação de hoje) e seria lançado no ano que vem.
Entretanto, fontes próximas ao tema afirma que o projeto está esbarrando na resistência das principais redes americanas de televisão. O mesmo empecilho teria enterrado uma iniciativa similar para uma web TV no passado. O YouTube vem lutado nos bastidores por uma forma de transmitir o conteúdo das emissoras em sua plataforma desde 2012, ainda não está pronto para desistir e negocia contratos com Comcast, NBCUniversal, CBS, Twenty-First Century Fox e Viacom. Até agora, não teria conseguido sucesso com nenhuma delas.
O principal entrave seria a questão do preço: o YouTube não abre mão de cobrar US$35 por mês, um preço que já é maior que o praticado pelo Sling, que oferece uma solução online similar, mas os executivos das principais empresas de produção de conteúdo televisivo insistem em valores mais altos.
A estratégia do YouTube é transformar o Unplugged em mais um pilar de faturamento e a empresa já teria adaptado sua infraestrutura para suportar a demanda. O serviço de assinatura de televisão online complementaria a renda obtida com a publicidade na plataforma e com o próprio serviço de assinatura YouTube Red, lançado no final do ano passado.
Apesar do projeto já estar em andamento há pelo menos quatro anos, as fontes da Bloomberg garantem que houve uma investida forte recente da empresa para alavancar o projeto. Essa urgência poderia ser uma reação à queda do faturamento publicitário graças à ação dos bloqueadores de anúncios e a uma possível resposta abaixo do esperado do YouTube Red. Oficialmente, o YouTube não comenta sobre o projeto.