Categorias

Russas dão golpe no ISIS pela Internet e conseguem 3 mil dólares

Três jovens russas estão sendo processadas por arrancarem U$3.300 de suas vítimas pela Internet. Desta vez, a vítima foi o grupo radical islâmico ISIS.

Naturais da região da Chechênia, as três moças conseguiram o dinheiro ao prometer ao ISIS que viajariam para a Síria para se filiar ao grupo extremista. O valor seria utilizado para cobrir o custo da viagem, mas elas nunca saíram do seu país.

O golpe é bem antigo, em que a vítima paga para cobrir eventuais despesas de um possível pretendente e vem enganando muita gente desde antes da Internet. As moças foram contatadas por recrutadores do Estado Islâmico através das redes sociais, um dos métodos mais utilizados pelo grupo para arrebatar seguidores. Mas o feitiço virou contra o feiticeiro e as russas conseguiram enganar seus correspondentes.

Enviando fotos falsas com o intuito de seduzir seus recrutadores com promessas de cunho libidinoso, as russas conseguiram convencer o ISIS a pagar o custo da viagem até a Síria. Uma vez que o dinheiro bateu na conta bancária criada especificamente com esse objetivo, o dinheiro foi sacado, a conta cancelada e toda a comunicação com o grupo radical foi suspensa.

Ironicamente, o ISIS é conhecido por aliciar mulheres através da Internet para suas fileiras, mas na maioria dos casos as recrutadas são obrigadas a se casar com integrantes do grupo e se tornam vítimas de abuso sexual. Esta é a primeira vez que um grupo de mulheres engana o Estado Islâmico, embora haja relatos de homens que criam contas falsas se fingindo de mulheres com o mesmo objetivo.

Entretanto, apesar da ilegalidade do ISIS e dos métodos brutais utilizados para controlar várias regiões do Oriente Médio, ainda assim fraude é fraude e as três audaciosas jovens estão sendo investigadas pelas autoridades russas nesse momento.