Categorias

Safari e Firefox perdem participação, IE cresce em abril

Nos últimos 6 meses IE ganhou dos concorrêntes
ela primeira vez, nos últimos seis meses, o browser Internet Explorer, da Microsoft ganhou participação de mercado, passando de 74,8% em março para 76% em abril, enquanto os principais concorrentes, Firefox e Safari, perderam espaço, revela um relatório da NetApplications.

O grande rival do IE, o browser de código aberto Firefox, perdeu quase um ponto porcentual em sua participação, de março (17,8%) para abril (17%). Segundo a NetApplications esta foi a maior queda na presença do navegador da Mozilla desde maio de 2007.

A estratégia de distribuir o browser Safari a todos os usuários de Windows, por meio do download automático usado no iTunes e no QuickTime, não ajudou nos resultados de adoção do navegador da Apple. O Safari sofreu uma ligeira queda de participação, de 5,8% em março para 5,5% em abril.

Criticada pela Mozilla por sua prática, poucas semanas depois, a Apple modificou a ferramenta de atualização para separar os updates de programas já instalados e a oferta de novos softwares. O uso da atualização automática acabou elevando a presença do Safari 3.1 entre usuários do sistema operacional da Microsoft, de 0,2% em março para 0,7% em abril, mas a grande maioria dos usuários do browser adota o sistema operacional Mac OS.

O aumento da participação do navegador da Microsoft, ironicamente, se deve ao antigo Internet Explorer 6, cuja utilização cresceu de 28,9% em março para 30% em abril. Já a presença do IE7 cresceu apenas 0,1% no mesmo período.

Tanto a Mozilla como a Microsoft estão trabalhando em novas versões de seus browsers. O Firefox 3.0, ainda em testes, está prometido para junho, enquanto a versão final do Internet Explorer 8 deve ser revelada este ano.

Com informações de IDG Now.