Categorias

Samsung cria fundo de US$ 85 milhões para funcionários com câncer

Por cerca de uma década, a Samsung esteve envolvida em uma disputa com diversos funcionários de suas fábricas de chips e displays que alegavam que a exposição prolongada à radiação e produtos químicos tinham desenvolvido neles doenças como leucemia.

Depois de se desculpar em 2014, a empresa anunciou hoje que está criando um fundo de cerca de 86 milhões de dólares para compensar trabalhadores com câncer e suas famílias.

Um grupo ativista na Coréia do Sul que representa diversos dos funcionários e suas famílias diz que perto de 200 pessoas ficaram doentes depois de trabalhar em uma fábrica da Samsung, com 70 deles tendo falecido desde então.

Além de compensação para os trabalhadores, o dinheiro do fundo será usado para pagar pesquisas e desenvolvimento de novos métodos para aumentar a segurança nas fábricas da Samsung.

“Nós deveríamos ter resolvido o problema antes, e estamos profundamente desolados que não conseguimos fazê-lo e expressamos o nosso profundo pedido de desculpas”, disse a Samsung em 2014.