Categorias

Samsung e Intel ganham 36 novos parceiros para criar concorrente do Android

Criado em 2011 e deixao de lado por um tempo, Tizen, o sistema operacional baseado em Linux da Intel e Samsung, agora parece que vai finalmente ser lançado: o sistema conta com 36 novas empresas parceiras, incluindo gigantes como eBay, Konami, McAfee e Panasonic.

O sistema operacional foi criado pela Intel e Samsung, que trocou seu próprio SO, o Bada, pelo Tizen. O projeto, até então, tinha executivos de um pequeno grupo de empresas e agora está se expandindo.

A lista completa dos novos parceiros inclui criadores de jogos, operadoras de telefonia móvel e gigantes de tecnologia. Mas o que o sistema tem que atraiu tantos investidores? Sua flexibilidade. Trevor Cornwell, cuja empresa Appbackr é um dos novos parceiros, citou o compromisso do Tizen com uma codificação mais eficiente: ele sai dos padrões do Android e iOS e permite aos desenvolvedores programar em HTML5, CSS e Javascript.

Tizen fica mais próximo de ser lançado
Tizen fica mais próximo de ser lançado

O Tizen tem sido demonstrado em smartphones e câmeras de testes, mas Cornwell enfatizou o potencial de aplicação do sistema operacional em outros dispositivos, como tablets, netbooks, TV inteligente e entretenimento em veículos.

Com os novos parceiros chegando, a Samsung foi uma das primeiras a confirmar que vai lançar vários dispositivos com o Tizen em 2014.