Categorias

Samsung inaugura laboratório para desenvolvedores de aplicativos na USP

A Samsung, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade da São Paulo (Poli-USP) inaugurou um centro de desenvolvimento para plataformas móveis no campus do Departamento de Engenharia de Produção da Poli.

Batizado de Ocean USP, o laboratório combina a infraestrutura técnica de um centro similar que a Samsung possuía na Zona Sul da capital paulista com os 300 metros quadrados de instalações cedidos pela USP.

“Queremos que o Ocean USP seja uma plataforma para agregar competências, pessoas e projetos em parceria com outras entidades, estando sempre aberto à comunidade. Nosso propósito é impulsionar o desenvolvimento de projetos, além das atividades de ensino e pesquisa já em andamento na USP”, afirmou Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina. E apontou: “a Internet das Coisas tem um futuro promissor no Brasil, principalmente dentro de ambientes universitários”.

ocean-usp

O novo laboratório conta com equipamentos de última geração, onde os estudantes poderão aprender todas as etapas de desenvolvimento para plataformas móveis, desde a fabricação de hardware até a codificação de aplicativos. O centro irá capitanear iniciativas de pesquisa inéditas no país, principalmente no ramo da Internet das Coisas.

Para o diretor da Escola Politécnica da USP, o professor doutor José Roberto Castilho Piqueira, “essa iniciativa dos professores do Departamento de Engenharia de Produção em conjunto com a Samsung é mais um passo da escola no sentido de formar gente para o sistema produtivo. Principalmente de formar gente que transforme o sistema produtivo”.

Ocean-USP-02

“A Samsung quer fomentar uma base de inovadores aqui no Brasil. Essa parceria com a USP nos permite unir o talento e a criatividade dos alunos da universidade com os da comunidade de desenvolvedores que estava conosco no espaço anterior do Ocean, com o objetivo de expandir todo esse conhecimento junto ao DNA inovador da Samsung”, garantiu Gabriel Farias, diretor  de Inovação da Samsung América Latina.